[Post publicado pela Galeria Ibeu]

Novíssimos 2013 - Marcelle Manacés destaca o filme de Miguel Rio Branco como referência para seu trabalho de fotografia em estado expandido.

 

"Dentre minhas predileções e inspirações, escolhi o trabalho de Miguel Rio Branco intitulado 'Nada Levarei Quando Morrer Aqueles que mim Deve Cobrarei no Inferno'. Neste vídeo com uma impecável trilha sonora, experimentamos a qualidade expressiva das imagens através da brutalidade de um local degredado e socialmente marginal como o bairro do Pelourinho em Salvador/BA. Filmado entre 1979 e 1981, Miguel potencializa dignamente cada cena sem criar estereótipos ou apelo. Como característica de sua obra, Miguel tem a capacidade de explorar a existência humana nivelando-a por igual através da imagem, mesmo se tratando da mais dolorosa vertigem da vida - a miséria humana. A ética e a estética andam juntas com os personagens reais da própria história que encenam no cenário da realidade em tons quentes e cores saturadas. Na linguagem natural da vida, ele extrai sua poética sem fazer com que a fotografia continue apenas no status documental e invoca por uma narrativa que acontece em diferentes ritmos, explorando a margem e enquadrando-a como ponto central de sua obra. No meu trabalho que compõe o Novíssimos 2013, "O nascimento do ego" traz a existência humana como uma das reflexões, as histórias familiares materializadas em fotografias e a inclusão de um objeto indicial potencializando o status artístico e tensionando o caráter documental da imagem".  

 

Para ver o filme, clique aqui. 


para ver mais clique aqui

[Canal Contemporâneo]

"A EAV Parque Lage abre exposição de alunos a partir de convocatória para apresentar sua produção mais recente. Mais de 100 alunos se inscreveram para o processo seletivo. A seleção, realizada pelos professores Guilherme Bueno, Ivair Reinaldim e pelo diretor da EAV no final dos anos 80, Marcus Lontra, foi realizada por meio de análise de portfólios e currículos."

Para ler mais, clique aqui.

para ver mais clique aqui

[Revista Dasartes]

A Dasartes Brasil está perto de lançar sua 29ª edição e, dentro dela, uma matéria sobre o Novíssimos 2013.

 

para ver mais clique aqui

[arte | ref]

O site Arte|Ref postou um belo texto sobre o Novíssimos 2013, esclarecendo o que é o Salão de Artes Visuais da Galeria Ibeu, sua tradição e o mote que norteou Fernanda Lopes a redigir a curadoria das obras dos 16 artistas selecionados:

 

“Deslocar. Tirar alguém ou alguma coisa (seja um objeto ou ideia) do lugar competente, de seu papel ou função esperados. Esse parece ser o mote dos trabalhos dos 16 artistas selecionados para a 43a edição do Salão de Artes Visuais Novíssimos da Galeria IBEU. Em um contexto geral onde as dúvidas parecem não ter mais espaço, a produção selecionada para esta exposição parece ter como um ponto em comum a tentativa de indicar folgas, revelar falhas, abrir brechas em uma zona de conforto, restituindo ao público, à instituição e ao artista o incômodo e difícil benefício da dúvida.”


Para ler na íntegra, acesse o site clicando aqui

 

para ver mais clique aqui

[Veja Rio Online]

Saiu hoje, na revista online da Veja Rio uma matéria com fotos dos artistas que integrarão o Novíssimos 2013. Participo com o trabalho intitulado "O nascimento do ego". Para acessar o link, clique aqui

para ver mais clique aqui

[Tribuna de Anápolis]

No Jornal "Tribuna de Anápolis", o historiador e crítico de arte Gilton Monteiro dos Santos Jr. escreveu lucidamente sobre a relação entre arte/cultura na sociedade atual e concluiu com uma pertinente análise de meus trabalhos e dos artistas paulistas Tatiana Steter e do pintor RAG. Para conferir o artigo, acesse o site do jornal clicando aqui

para ver mais clique aqui

[Mapa das Artes]

A exposição foi notícia nos jornais "O Popular", "O Hoje" de Goiânia e também no site Mapa das Artes. Para ter acesso ao site do Mapa das Artes, clique aqui e para ilustrar o post, fiz um registro da nota do jornal "O Hoje". Confiram!

 

 

para ver mais clique aqui

[arte | ref]

Hoje, mais uma nota sobre a minha próxima coletiva que acontecerá neste sábado, no galpão da galeria TAC, no Rio de Janeiro. Desta vez, a notícia foi pelo site da "arte | ref - referências e notícias sobre arte contemporânea". Para ler a matéria, clique aqui.

 

 

para ver mais clique aqui

[ArtRio Notícias]

Para acessar o link, clique aqui. 

 

para ver mais clique aqui